O Setor Braille da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais foi fundado em 21 de janeiro de 1965, com o objetivo de possibilitar às pessoas com deficiência visual alcance irrestrito à cultura e à informação. Durante todo esse tempo, tem se consolidado como um espaço de trabalho e convivência, fundamentado nos princípios da promoção humana, do voluntariado e da inclusão social.

Aqui, o público com deficiência visual tem acesso garantido à informação e à literatura por meio de livros, revistas e diversos materiais acessíveis em áudio e em braille, bem como, diversos filmes com audiodescrição; dispõe de vários equipamentos para uso dentro da instituição (Linha Braille, Computadores com Leitores de Tela e acesso à internet, Lupas Eletrônicas, Máquinas Perkins, Regletes, além do equipamento de visão artificial-  OrCam MyEye); recebe orientação para pesquisas e estudos; leitura viva voz por meio de trabalho voluntário; auxílio em inscrições para concursos, realização de atividades de incentivo à leitura (Tempo Para Ler, Clube de Leitura, Café com Poesia, etc.), palestras voltadas ao interesse das pessoas com deficiência visual e têm sua inserção cultural e social facilitada.

SERVIÇO VOLUNTÁRIO

O Setor Braille também conta com um quadro de voluntários, que trabalham com leitura viva voz, transcrições de textos e gravações de audiolivros. O trabalho voluntário é realizado de acordo com a disponibilidade de tempo de cada pessoa, e também em conformidade com a demanda dos nossos usuários, dentro do horário de funcionamento do Setor. Para se tornar um voluntário é necessário comparecer pessoalmente ao nosso espaço, situado no 2º andar da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais e preencher formulário próprio.

CADASTRO DE LEITOR

Para se tornar um usuário e usufruir dos serviços oferecidos pelo Braille, basta se dirigir ao setor com um documento de identidade e comprovante de residência e fazer seu cadastro.

*No caso de menores de 16 anos, apresentar documento do menor e de um responsável legal, além do comprovante de residência.

*Para os deficientes visuais com baixa visão é importante ainda, além dos documentos citados acima, trazer um laudo médico que comprove a deficiência.

 

Horário de funcionamento:

Segunda a sexta, 8h a 18h. Sábado, 8h a 12h.

Localização:

Edifício Luiz de Bessa - Praça da Liberdade, 21, 2º andar – Funcionários - Belo Horizonte – MG - CEP: 30140-010

Contatos:

Telefones:  WhatsApp: (31) 98675-0251

E-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. / O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.