Edifício Luiz de Bessa

Praça da Liberdade, 21

Projetado por Oscar Niemeyer, o prédio-sede da Biblioteca Pública Estadual foi inaugurado em 1961. A proposta arquitetônica, vanguarda na época, impressiona ainda hoje pela fluidez e contemporaneidade, fazendo do edifício um dos cartões-postais de Belo Horizonte.

São quatro andares e 5.699 m2, que abrigam os setores de Periódicos, Restauro, Seleção, Carro-Biblioteca, Caixa-Estante, Infantojuvenil , Coleções Especiais, Braille, Hemeroteca Histórica, além de setores administrativos. Aí estão também da sede do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais e do Suplemento Literário, o Teatro de Arena, o Teatro José Aparecido Oliveira e a Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães.

 

Anexo Professor Francisco Iglésias

Rua da Bahia, 1.889 

Incorporado à Biblioteca Pública em 2000, o Anexo Professor Francisco Iglésias tem três andares e3.622 m2. Aí funcionam o setor de Empréstimos e o setor de Referência e Estudos (que inclui espaço de Internet, sala para realização de oficinas e palestras, e sala de estudos individuais), e ainda a Passarela Cultural, espaço de exposições visuais.

 

Para consultar plantas baixas, projetos e outras informações sobre os prédios da Biblioteca Pública Estadual, procure a Gerência de Documentação e Informação do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – Iepha-MG:

Prédio Verde da Praça da Liberdade (esquina com Rua Gonçalves Dias)

Atendimento ao público: Segunda a sexta-feira, de 9h a 12h e de 13h a 17h.

Não é necessário agendamento.

Informações: (31) 98210 2420