Os livros da Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais são de todos nós. O material que você utiliza está emprestado, portanto, não é seu.

Caso você ainda não saiba por quais lugares gostaria viajar, quais mundos fantásticos deseja desbravar, quais personagens pretende conhecer e se inspirar ou quais mistérios do mundo almeja entender, peça uma sugestão a um de nossos bibliotecários.  Eles conhecem nosso acervo muito bem!

Se você encontrou o material que procurava, é porque alguém cuidou dele por você. O que você acha de fazer o mesmo? Separamos aqui algumas dicas simples de cuidado com os livros.

Os cuidados com o livro começam dentro da biblioteca.

A forma mais adequada de retirar o livro da estante é pegar o livro pelo meio da encadernação, levantá-lo delicadamente e removê-lo, sem arrastá-lo pela prateleira. Nunca puxe o livro pelo alto da encadernação.

Transporte os livros com cuidado, pois você está levando um pedacinho do patrimônio de Minas Gerais em suas mãos. O livro deve ser devolvido do mesmo jeito que foi emprestado, pois enquanto estiver em suas mãos, ele é sua responsabilidade.

Mantenha sempre as mãos limpas ao manusear os livros. Não molhe os dedos com saliva para trocar as páginas (isso é bem nojento), pois o livro pode ter passado por dezenas de mãos e estar com algum tipo de contaminação. Cuide-se!

Durante a leitura mantenha a postura, evite dores pelo corpo e torcicolos. Evite colocar os cotovelos ou abrir completamente os livros, isso prejudica a encadernação.

Evite comer em cima ou muito próximo dos livros, ninguém quer ler um livro engordurado ou sujo.

Livro não gosta de água e não precisa de banho. Se o dia estiver chuvoso, utilize uma sacolinha plástica para protegê-lo. Se desejar beber algo, faça isso longe dos livros. Nem o cafezinho é bem vindo, acidentes podem acontecer!

O sol é fonte de vida para seres humanos, animais e plantas, mas não para os livros. Evite deixar os livros expostos ao sol. A luz diminui consideravelmente a durabilidade do papel e altera as cores da impressão.

De marcas já bastam aquelas deixadas pelas histórias em nossas vidas. Lembre-se que o livro em suas mãos é da biblioteca, não seu. Evite sublinhar, riscar ou anotar nas páginas dos livros. Se encontrar uma frase incrível anote, mas não use o livro como suporte. Arrume um caderninho para copiar os seus trechos favoritos, assim você consegue guardá-los pra sempre. Depois de algum tempo você vai construir um belo registro da sua história de leitor!

 Nada de rosas, flores secas, fotos, papel de bombom, dobras nas páginas, clipes e similares. Utilize um marcador de páginas para não se perder durante a leitura, mas lembre-se de retirá-lo ao final da leitura. Você pode pegar marcadores na Biblioteca, comprar um moderninho ou soltar a criatividade fazendo um personalizado.  

A gente já sabe que você ama livros e por isso precisamos te contar que existe um profissional capacitado para realizar reparo neles. Por mais cuidadoso que você seja não tente consertá-los sozinho. Demonstre seu carinho pelo nosso acervo informando à Biblioteca qual exemplar necessita de conserto.

Devolva os livros emprestados em dia: você evita multas e não impede que outros leitores leiam o exemplar. Lembre-se: os livros são de todos!

Seguindo estas dicas simples, você colabora com a preservação do acervo, fazendo com que ele seja lido por mais pessoas e evitando gastos com a recuperação dos exemplares.

Preservar o patrimônio escrito é preservar a nossa história.

Texto elaborado por Thais Costa